"Quando sua determinação muda, tudo o mais começa a se mover

em direção ao seu desejo".

23 de jan. de 2009

Sobre o Juzu



Utiliza-se o juzu na prática das orações budistas.

A palavra “juzu” significa “um número de contas”, ou ainda os Três Tesouros (do Buda, da Lei e do Sacerdote). A forma circular desse objeto significa grande espelho da sabedoria. Revela também o princípio místico da natureza essencial da Lei. As 108 contas revelam os 108 desejos mundanos.
1 - 100 - Revela o itinen sanzen. 100 = Dez Estados de Vida x Possessão Mútua dos Dez . Estados de Vida.

2 - 1.000 - Revela o itinen sanzen. 1.000 = Dez Estados de Vida x Possessão Mútua dos Dez . . Estados de Vida x Dez Fatores.

3 - CONTA-PAI - Tesouro do Buda - Nitiren Daishonin - Sabedoria subjetiva - Lei

4, 5, 6, 12 - QUATRO CONTAS MENORES - Tesouro do Sacerdote - Quatro Bodhisattvas - . . . Quatro virtudes de eternidade, felicidade, verdadeira identidade e pureza - Quatro . . . . elementos: terra, água, fogo e vento

7 - CONTA-MÃE - Tesouro da Lei - Myoho-rengue-kyo - Realidade objetiva - Mística

8 - Pingente.

9 - 10 - Revela o itinen sanzen (Dez Estados de Vida).

11 - Repositório dos benefícios.

13 - O cruzamento do juzu significa transformar os Três Caminhos (desejos mundanos, carma . . e sofrimento) em Três Virtudes (Propriedade da Lei, sabedoria e emancipação ou liberdade). 10, 14 - O comprimento do cordão entre o repositório e o pingente revela o desejo do praticante pelos benefícios.
Os benefícios que transbordam do repositório passam pelo cordão e enchem o pingente. Isso significa que os benefícios ficam retidos, ou seja, ficam acumulados. Quanto ao ato de esfregar o juzu, não há significado. Algumas pessoas fazem isso por ansiedade, para manter a concentração ou apenas por hábito. Em relação à posição para colocar o juzu nas mãos é apenas uma convenção, ou seja, colocamos o juzu com o cordão com três pingentes na mão direita e com os dois pingentes na mão esquerda por formalidade. O importante é realizar a prática de forma correta e prazerosa, utilizando seus acessórios sem mistificá-los.


Fonte Pesquisa: BS 1700 de 17/06/2003 e BS 1704 de 21/06/2003

Um comentário:

rhrhrh disse...

Qualo verdadeiro significado do jujo pois no livro da bsgi consta que é apenas um objeto poderia me explicar melhor