"Quando sua determinação muda, tudo o mais começa a se mover

em direção ao seu desejo".

3 de jan de 2009

Benevolência budista

Tirar o sofrimento e levar felicidade

DAISHONIN TOMOU OS SOFRIMENTOS DE TODOS OS SERES VIVOS COMO PRÓPRIOS

Há uma parte "egoísta" em nós que funciona pensando constantemente em nós mesmos, e depois nos outros, somente se for necessário.
Isto não é necessariamente algo ruim; é parte importante do que significa estar vivo. Quando o interesse próprio se converte na força dominante na nossa vida, porém, pode fazer-nos agir insensivelmente e até prejudicialmente para com os outros. Tem o potencial de fazer-nos egoístas e, se fica sem controle, inclusive criminosos.
Por um lado, há momentos, especialmente nas emergências, quando o não ver-nos a nós mesmos pode ter resultados catastróficos. Se bem todos temos que resolver nossos problemas, alguns destes não podemos resolvê-los sozinhos. Devemos confiar na ajuda de outros.
Por outro lado, há momentos nos quais, estendendo-lhe a mão a outros, podemos ajudá-los de uma maneira na qual eles não podem ajudar-se a si mesmos. O que é necessário em tais circunstâncias é benevolência.
Nos textos chineses e japoneses, incluindo as escrituras de Nitiren Daishonin, a palavra para benevolência compreende dois caracteres chineses. Pronuncia-se “ci bei” em chinês e “jihi” em japonês. O primeiro caractere, “ci” ou “ji”, é uma tradução da palavra sânscrita “maitri”, que significa "dar felicidade". O segundo, “bei” ou “hi”, provem do sânscrito “karuna”, que significa "tirar o sofrimento". Juntos, descrevem a função de aliviar os seres vivos do sofrimento e dar-lhes felicidade.
Quase todos podem sentir amabilidade quando alguém lhes demonstra amabilidade. O espírito do Budismo é desenvolver um senso de benevolência para todas as pessoas - para qualquer pessoa. É com este espírito que Nitiren Daishonin escreveu: "Os diversos sofrimentos experimentados por todos os seres vivos são, sem exceção, sofrimentos próprios de Nitiren" (Gosho Zenshu, pág. 758).

O COMPORTAMENTO DE UM BODHISATTVA
A benevolência da iluminação budista - o desejo de "tirar o sofrimento e levar felicidade" – manifesta-se no comportamento humano de um Buda ou um bodhisattva. Nitiren Daishonin também escreve:

"Até um vilão desalmado ama sua esposa e seus filhos. Ele também possui uma parte do estado de Bodhisattva”.
Esta afirmação esclarece que todas e cada uma das pessoas possuem o potencial de um bodhisattva - o potencial de comportar-se com benevolência para com outra pessoa. Porém, é uma tendência humana preocupar-se primeiro e principalmente por nós mesmos. Este pode ser o impulso humano mais forte. Ademais, faz muito tempo que existem aqueles que sustentam a opinião de que a benevolência é sinal de fraqueza; que a generosidade somente estraga à pessoa que a recebe.
Esta afirmação pode ter sua pitadinha de verdade. A amabilidade que não dá força ao receptor cria muito pouco valor perdurável. Da perspectiva budista, a verdadeira benevolência é a que tem o poder para erradicar a causa da miséria na vida das pessoas e as conduz para a causa da felicidade. Essa benevolência, por sua própria natureza, requer de coragem. Então, como podem as pessoas comuns, governadas pelo impulso para o próprio interesse, manifestar benevolência de uma maneira construtiva e significativa? Um exemplo natural o vemos nas ações de uma mãe para com seu filho. Uma mãe fará qualquer coisa para proteger seu filho, até mesmo significando enfrentar incêndios e enchentes.

A BONDADE DE UM PAI E DE UMA MÃE
Nitiren Daishonin escreveu, "Eu, Nitiren, serei o soberano, o mestre, o pai e a mãe de todos no Japão" (END, vol. II, pág. 177).

Ele fez esta declaração para transmitir seu estado de vida como Buda Original - um estado de vida capaz de abraçar todas as pessoas com a benevolência de um pai e uma mãe para com seus filhos.
Agora bem, isto não é nada fácil. As vezes perdemos a paciência com nossos próprios filhos, para não mencionar os estranhos. Sendo este o caso, a maioria de nós, sem ajuda, tendemos a carecer da qualidade definida como benevolência budista. O que podemos fazer a respeito? Bom, começando pela conclusão, podemos expor nosso coração e mente ao estado de benevolência manifestado pelo próprio Buda.
Quando acreditamos no Nam-myoho-rengue-kyo e o recitamos ao Gohonzon, que personifica o benevolente estado de vida do Buda Original, estimulamos e fazemos emergir uma fonte de ilimitada benevolência latente no nosso interior.
Tomando a forma de uma lição, as escrituras de Daishonin também são úteis para aplicar o modelo de um pai ou mãe - ou mestre – para desenvolver a benevolência pelos outros. Qualquer pai ou mãe, ou mestre, bem sucedido conhece a importância de ver as coisas da perspectiva do filho. Esforçar-se no cuidado e educação dos seus filhos, querer vê-los crescer e desenvolver sua humanidade.
Essas pessoas ultrapassam as divisões do eu e o outro para ver os sofrimentos e alegrias dos seus filhos ou alunos como próprios. A preocupação pelos seus filhos é constante. Sempre estão pensando neles, estão ansiosos para oferecer ajuda, ajuda e a oportunidade de aprender. Este tipo de preocupação, com certeza, chegará ao coração dos outros, sejam crianças ou adultos. O vencedor do Prêmio Nobel, o francês André Gide (1869-1951) o disse claramente: "A verdadeira amabilidade pressupõe a faculdade de imaginar como próprias os sofrimentos e alegrias dos outros" (Pretexts, "Portraits and Aphorisms" [1.903]).
A benevolência também inclui a capacidade de reconhecer nos outros a força e a capacidade das quais nós mesmos podemos carecer, e nosso desejo de aprender dessas qualidades. Sendo fácil identificar os pontos fracos em outras pessoas, é mais difícil pensar em reconhecer claramente e apreciar os pontos fortes dessas pessoas. Não obstante, se enfocamos os pontos fortes, naturalmente chegaremos a apreciar, sentir-nos mais perto, e inclusive desenvolver um afeto por elas. Como resultado, podemos encontrar-nos pensando nessas pessoas mais freqüentemente e sentindo preocupação pelo seu bem-estar.
Nós praticamos o Budismo pela nossa própria felicidade e pela dos outros. Estes dois objetivos da fé não podem estar separados.
Quando nossos pensamentos no bem-estar dos outros torna-se parte das nossas orações diárias, transcendemos o impulso inato a estar preocupados somente por nós mesmos, e iluminamos a ignorância fundamental que é a fonte dos sofrimentos com a luz da nossa Budicidade inerente.

Publicado na revista Living Buddhism (SGI-USA), Abril de 2.000
Copyright © 2002, Soka Gakkai Internacional, Todos los Derechos Reservados.Fonte: www.sgi.org/spanish/budismo/bactual/Actual12.html

Tradução: Ariel Ricci aricci@estadao.com.br
Revisão: Marly Contesini contesini@estadao.com.br

14 comentários:

Anônimo disse...

Awesome website I loved reading your information

[url=http://partyopedia.com]party supplies[/url]

Anônimo disse...

I just noticed belashistoriasbudistas.blogspot.com by searching online, and found it is so sweet. Keep up the great work!

I have similar idea to this site.I will come back often!
You can also get a tutor to help you. My friend told me he was helped a lot by great [URL=http://chinesetuition.hubpages.com/hub/Chinese-Home-Tution-in-Singapore ]private tuition [/URL]. Can you also share me with your comments at here?

Anônimo disse...

cool websites
I want to make contact with the child [url=http://detection.biz.ly/01/Atenolol-withdrawal-side-effects.html]Atenolol withdrawal side effects[/url] Want harmony [url=http://adalat.clogdancing.com/01/Atenolol-used-for-panic-attacks.html]Atenolol used for panic attacks[/url] I want to establish my personal life [url=http://eine.150m.com/Erectile-dysfunction-atenolol.html]Erectile dysfunction atenolol[/url]
Bye

Anônimo disse...

We've no purpose responsible people that imitated fur [url=http://brucbmexli.yesblog.ru/note/1059277/ugg-boots-sale-ukugg-slippers-ukuggs.html]Ugg boots sale uk[/url] ? These are for our environmental defense and make contributions. On the other hand, they need to not lie, must be within the ideal and self-confident recognition, their creation and sell ugg boots are Faux fur. That is an honor, but in addition the future snow boots are the vast majority of the direction of product advancement. Once the snow boots a lot more desire, genuine fur ugg boots ought to not be the mainstream. Even so, artificial fur boots in breathability and comfort must be improved. When the artificial fur breathability and comfort and true" fur" not much variation in between, what have we need not environmentally friendly selection genuine fur?

Anônimo disse...

[url=http://www.eurotexans.com]casino[/url] [url=http://www.globalsba.com/leads-management.htm]Voice over IP[/url]

Anônimo disse...

Hi,I am new here!belashistoriasbudistas.blogspot.com looks so great,I think I will learn more from here!
[url=http://celerynutritions.com/archives/characteristics-and-uses-of-celery-salt.html]celery salt[/url] [url=http://celerynutritions.com/archives/nutritional-value-of-celery.html]nutritional value of celery[/url] [url=http://celerynutritions.com/archives/the-best-appetizer-is-celery-soup.html]celery soup[/url] [url=http://celerynutritions.com/archives/try-celery-salad-one-time-you-will-never-miss.html]celery salad[/url] [url=http://celerynutritions.com/archives/advantages-with-celery-negative-calories-and-effective-bodyweight-reduction.html]celery negative calories[/url]

Anônimo disse...

Dedicated servers now available - [url=http://feed1.info/link/0]Cheap servers[/url]

Anônimo disse...

Lucky at cards, unlucky in love.

[url=http://tiny.cc/s7e6y]http://tiny.cc/s7e6y[/url]
http://momentosfotografia.com.br/blog/?p=470&cpage=1#comment-1444
http://www.forum.fan-club.it/viewtopic.php?pid=71913#p71913
http://www.free-service.de/gb/?id=102671
http://www.resherry.com/messageboard1/resherry.cgi?pa%2520without%2520prescription%253C/a%253E,%25209289,%2520%253Ca%2520href=
http://www.freeweb.hu/pityu89/forum/profile.php?mode=viewprofile&u=202201

http://www.chess.cz/forum/index.php?action=profile;u=37477
http://onlinestockcentral.aplora.com/forum/profile.php?mode=viewprofile&u=830438
http://hornyboards.com/profile.php?id=70809
http://www.1800dvr.com/memberlist.php?mode=viewprofile&u=12633
http://edieta.mama.lt/forum/profile.php?id=138451

Anônimo disse...

My eyes popped amenable,[url=http://www.coachoutlet-online-factory.com/]Coach Outlet[/url] I grabbed the notepad, and followed the thread of people lines until I'd written three paragraphs of your short story at nighttime. That was my primary experience seeing an imaginary character in my thought process and following her all-around, writing down her words and actions. Throughout the next calendar year different characters and his or her stories peopled my thought process, and I began composing and publishing short fictional in magazines. I had never considered a writing class, so when I began writing poetry in our early thirties, I studied the ebooks of contemporary poets, and eventually developed by myself form of free verse poetry. I approached fiction in the same manner. I read and studied each of the short story collections I possibly could find, and ultimately created an experimental format for my own short fiction, which resembled a prose poem constructed from segments, each signaling a landscape change or a change in a character's thought process. Editors loved it,[url=http://www.coachoutlet-online-factory.com/]Coach Outlet[/url] and almost all with my short stories made an appearance in magazines and literary journals.

Anônimo disse...

Acne affects the majority of people in adolescence. Here arises the following question. If most people have acne within a certain period of life, perhaps it should not be viewed as a disease but as a routine case? Moreover, it may be considered an illness not having acne, but its absence in adolescence?
A reasonable approach to this question is the following:
- Single non-inflammation pimples can be considered as normal. In this case it is sufficient to comply with general recommendations.
- Mild acne can be considered as a disease that requires treatment and as a state that does not need treatment. The determining factor in this situation is the attitude of the person who has acne.
If a person has mild acne that causes psychological distress, in this case it’s necessary to treat acne.
If the acne is mild and do not cause psychological problems, there is no need to treat it. However, you must comply with general recommendations.
- Moderate to severe acne requires mandatory treatment, since in these cases acne usually causes psychological problems. Also it is likely to bring small and large scars.
Source: [url=http://popularacnetreatment.blogspot.com/]Acne treatment[/url]

Anônimo disse...

[url=http://www.ttittancasino.com/]casino spiele[/url] [url=http://www.realcazinoz.com/]free casino games[/url] [url=http://www.001casino.com]casino games[/url]

Anônimo disse...

Nulled Scripts - Ace Brands 2k12 - superior software...

During my research about 64 and 32 bit operating system I found scads people contradictory surrounding what computer they should toe-hold or what crumb system they should prefer…I invent this article should be a crucial serve for people to choose the apt gismo in place of their use.

[url=http://topbrands2k11.com]nulled scripts[/url]

Anônimo disse...

http://2pipfixed.com They are a very honest broker and the best forex brokers. I find that trading part time is a great job

Anônimo disse...

[url=http://toolbar-gambling.net/online-slots/]online blackjack[/url] [url=http://www.realcazinoz.com/au-online-pokies.htm]pokies online[/url] [url=http://www.realcazinoz.com/de/jackpotcity-casino-gratis.htm]jackpotcity[/url] [url=http://www.realcazinoz.com/noble-casino.htm]casino noble[/url] [url=http://btdcasino.cc]online kazino[/url]