"Quando sua determinação muda, tudo o mais começa a se mover

em direção ao seu desejo".

3 de jan de 2009

GOSHO - O Significado da Fé

(Myoiti-ama Gozen Gohenji, pág.1255)
O que chamamos de fé não é nada extraordinário. Assim como sua mulher estima seu marido, como um homem dá a sua vida pela sua esposa, como os pais não abandonam seus filhos, ou como uma criança se recusa a deixar sua mãe, da mesma maneira devemos depositar a nossa confiança no Sutra de Lótus, em Sakyamuni, em Taho e em todos os Budas e bodhisattvas das dez direções, bem como nos deuses celestiais e divindades benevolentes, e recitar Nam-myoho-rengue-kyo. Esse é o significado da fé. Além disso, deve ponderar as passagens do sutra: "Rejeitando honestamente os ensinos provisórios" e "Não aceitando nem mesmo um único verso de qualquer um dos outros Sutras" e jamais pensar em abandoná-las, assim como uma mulher não joga fora o seu espelho ou um homem não se afasta de sua espada.
Respeitosamente,
NitirenEm 18 de maio de 1280.END Vol.VI, pág.93

Fundo de Cena

Nitiren Daishonin escreveu esta carta em Minobu no dia 18 de maio de 1280, quando estava com 59 anos. Sua recebedora, Myoiti-ama, era parente de Nissho, um dos seis sacerdotes seniores, e morava em Kamakura. As poucas cartas remanescentes de Nitiren Daishonin para ela indicam que era uma praticante séria e de razoável instrução, embora tivesse uma saúde frágil. O marido dela também era um praticante e o feudo deles foi confiscado devido à fé que abraçavam. Mais tarde, seu marido veio a falecer, deixando a Myoiti-ama a tarefa de criar sozinha seus dois filhos. Entretanto, apesar de suas dificuldades, ela continuamente fez oferecimentos a Nitiren Daishonin. Nesta carta, ele explana que a fé é uma expressão natural do coração humano e recomenda-lhe que recite Nam-myoho-rengue-kyo com fé resoluta no Sutra de Lótus, ou seja, o Gohonzon, abandonando todos os ensinos provisórios.

As mais Belas Histórias Budistas - As Escrituras de Nitiren DaishoninEndereço: http://www.vertex.com.br/users/san/goshos e-mail: sandro@vertex.com.br

Nenhum comentário: