"Quando sua determinação muda, tudo o mais começa a se mover

em direção ao seu desejo".

20 de jan. de 2009

"ABRAÇAR O GOHONZON É A PRÓPRIA ILUMINAÇÃO"

Explanação de: Daisaku Ikeda

UMA VISÃO REVOLUCIONÁRIA DO ESTADO DE BUDA:



O ensino para atingir o estado de Buda nesta existência

Um Buda é aquele que serviu a centenas, a milhares, a dezenas de milhares, a incontáveis budas e executou um número incalculável de práticas religiosas.



Gostaria de dizer algo a respeito da idéia de atingir o estado de Buda que consta nesta passagem. De acordo com essa descrição, um buda serviu e praticou sob a orientação de um número incalculável de budas por um tempo inimaginavelmente longo. Essa prática contínua, repetindo o ciclo de nascimento e morte por muitas existências, tornou-se a causa para sua iluminação. Isso é denominado "prática para a iluminação por um período de incontáveis kalpas".

O presidente Toda explicou que, do ponto de vista do Budismo de Nitiren Daishonin, é desnecessário engajarmo-nos nesse tipo de prática por incontáveis kalpas para atingir a iluminação. Ele discorreu o seguinte sobre o significado dessa passagem:

Do ponto de vista dos ensinos de Nitiren Daishonin, o Buda ( o Gohonzon) de Nam-myoho-rengue-kyo é a Lei fundamental que dá surgimento a cem, a mil, a dez mil ou a um milhão de budas. Portanto, ao recitarmos simplesmente o Nam-myoho-rengue-kyo obtemos mais benefícios do que conseguiríamos servindo pessoalmente a muitos budas por meio de árduas austeridades. O benefício desta única prática equivale ao de um número incalculável de austeridades realizadas por todos os budas.

O Nam-myoho-rengue-kyo é a Lei fundamental que gera todos os budas. Em outras palavras, a Lei fundamental que possibilita a todos os budas atingirem a iluminação não se refere às várias austeridades praticadas por incontáveis kalpas, mas sim àquela para a qual eles despertaram - a Lei fundamental do Nam-myoho-rengue-kyo. A prática budista dos Últimos Dias da Lei é a de abraçar e manter a Lei do Nam-myoho-rengue-kyo. Dessa forma, no Budismo de Daishonin não é necessário engajar-se em austeridades por incontáveis kalpas para atingir o estado de Buda.
Ao abraçarmos os cinco caracteres de Lei Mística, que contém o benefício das práticas e virtudes de Sakyamuni e de todos os budas, atingiremos consequentemente o estado de Buda.
Nitiren Daishonin afirma que, para uma pessoa que abraça a Lei Mística, "não é difícil tornar-se Buda". Atingir o estado de Buda não é algo que só acontece no futuro distante ou em algum lugar remoto. O Budismo de Nitiren Daishonin possibilita a todos atingir o estado de Buda nesta existência.

O presidente Toda dizia: "Em contraste aos budas do capítulo Hoben, que praticaram por dezenas de milhares de anos, podemos completar nossa prática e atingir o estado de Buda simplesmente acreditando no Gohonzon e recitando uma única frase- Nam-myoho-rengue-kyo".

A prática budista consiste em desafiar a nós mesmos diariamente

Ele se empenha corajosa e ininterruptamente
e seu nome é universalmente conhecido.

A prática budista deve ser conduzida com determinação e coragem. Quando nos desafiamos corajosamente com o espírito de realizar "muito mais hoje do que ontem" e "muito mais amanhã do que hoje", estamos praticando verdadeiramente.
Sem esse espírito corajoso e ininterrupto, não podemos romper os grilhões do destino nem vencer os obstáculos e as maldades. Nossa prática diária do Gongyo é um drama de desafio e de criação de valor em nossa vida. Quando nos levantamos corajosamente com fé, a escuridão do desespero e da ngústia dissipa-se em nosso coração, emitindo a luz da esperança e do progresso. Esse espírito de levantar-se com coragem é o espírito da fé.

O estado de Buda emerge da vida em contínua luta

Do ponto de vista do Budismo de Nitiren Daishonin, "ininterrupto" significa recitar o Daimoku "das práticas individual e altruística" (jigyo keta, em japonês). Desse espírito corajoso surge o empenho ininterrupto.
O mais importante é recitarmos o Daimoku a cada dia com sinceridade e consistência. Somente então essa prática servirá para polir nossa vida e para atingirmos o estado de Buda nesta existência.
Nitiren Daishonin afirma: "Se empnehar um esforço de cem milhões de aeons em um único momento da vida, as três propriedades iluminadas do Buda irão se evidenciar em você a cada momento. O Nam-myoho-rengue-kyo é a prática 'ininterrupta do auto-aprimoramento".
Um jovem certa ocasião perguntou ao presidente fundador da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguti, como poderia desenvolver a habilidade para julgar o bem e o mal. O presidente Makiguti respondeu-lhe: "Se você tiver seriedade e coragem para praticar a religião mais notável do mundo, compreenderá". E ele ainda disse: "É preciso se empenhar corajosa e ininterruptamente e entrar em ação".
Empenhar-se corajosa e ininterruptamente" é realmente a fonte do espírito da Soka Gakkai. Quando nos desafiamos corajosamente na fé, nossa vida é estimulada, a sabedoria brota e nosso ser transborda de alegria e esperança.

"Brilhe como uma "celebridade da Lei Mística"

Nitiren Daishonin escreveu a uma de suas seguidoras cujo marido encontrava-se seriamente enfermo:

Não importando o que recaia sobre seu marido na jornada entre esta
vida e a próxima, ele deve declarar-se discípulo de Nitiren...Meu nome
nome alcançou as terras puras das dez direções e o céu e a terra certamente o conhecem. Se seu marido declarar-se discípulo de Nitiren, nenhum demônio malévolo poderá dizer que desconhece
esse nome.

Os nomes daqueles que se dedicam corajosa e ininterruptamente ao Kossen-rufu são conhecidos por todos os budas e bodhisattvas das dez direções, por Bonten, e Taishaku e todos os deuses budistas. Essa reputação estende-se por todo o Universo.
A razão disso, o sutra explica, é que propagar o correto ensino budista nos Últimos Dias da Lei é o empreendimento mais difícil que existe. De forma semelhante, a grandiosa realização daqueles que propagam o Sutra de Lótus não pode deixar de ser reconhecida por todos os seres dos mundos das dez direções. Portanto, todos os budas, bodhisattvas e deuses budistas das três existências e das dez direções, com certeza, protegem as pessoas corajosas que propagam a Lei Mística.
O intento do Buda Original Nitiren Daishonin é de que cada pessoa brilhe como uma "celebridade da Lei Mística" na comunidade e na sociedade. Ao nos esforçarmos sinceramente na prática da fé, com certeza desenvolveremos uma reputação como essa referida por Daishonin.

Os grandes empreendimentos da SGI brilham na história do budiosmo

Conquistar renome por meio da dedicação ao Sutra de Lótus é a maior de todas as honras. Os nomes dos que lutaram pelo Kossen-rufu ao lado do Buda Original Nitiren Daishonin florescerão com uma eterna fragrância. Serão definitivamente reconhecidos por todos os budas das dez direções.
Seus nomes e o nome da SGI brilharão definitivamente como a luz dourada na história da humanidade e também ressoarão pelo Universo atingindo os ouvidos de todos os budas das dez direções. Isso está evidente à luz do princípio "seu nome é universalmente conhecido".

P.S. Não deixem de ler toda a matéria no livro: "PRELEÇÃO DOS CAPÍTULOS

Nenhum comentário: