"Quando sua determinação muda, tudo o mais começa a se mover

em direção ao seu desejo".

3 de jan. de 2009

GOSHO - Carta a Domyo Zemmon

(Domyo Zemmon Gosho, pág.1242)

Recebi seu pedido de orações por seu pai, e as oferecerei na presença do Buda. Com referência à oração, há a oração perceptível e a resposta perceptível, a oração perceptível e a resposta imperceptível, a oração imperceptível e a resposta imperceptível, a oração imperceptível e a resposta perceptível. Contudo, o ponto essencial é que, contanto que cumpra a fé neste sutra, todos os seus desejos serão realizados tanto na existência presente quanto na futura. O terceiro volume do Sutra de Lótus declara: "Embora o demônio e seus súditos estejam lá, eles todos protegerão a Lei budista". E o sétimo volume afirma: "…sua doença desvanecerá imediatamente, e ele encontrará juventude perpétua e vida eterna". Não deve duvidar desses ditos dourados. Sou profundamente grato pela visita de Moiti-ama a esta montanha. Entreguei a ela um pergaminho escrito, que eu gostaria que lesse, Nam-myoho-rengue-kyo.
Nitiren,Em 10 de agosto de 1276END Vol.VI, pág. 261

Fundo de Cena

Esta carta foi escrita em Minobu em agosto de 1276. Pouco se sabe sobre Domyo Zemmon, o seu recebedor (Zemmon significa sacerdote leigo e é equivalente a Nyudo). De acordo com várias conjeturas, ele pode ter sido um subordinado de Myoiti-ama, um subordinado de Endo Saburo Zaemon Sukenobu, um irmão mais velho de Ben Ajari Nissho, ou o marido de Sajiki Nyobo. Entretanto, não se dispõe de nenhuma informação confiável. De qualquer modo, Domyo evidentemente havia confiado a Myoiti-ama uma carta solicitando a Nitiren Daishonin que orasse pelo seu pai que estava doente.
Nesta breve resposta, Nitiren Daishonin esclarece a relação entre a oração e o benefício resultante. ‘Oração perceptível’ indica a oração oferecida com um objetivo ou propósito claro. ‘Oração imperceptível’ refere-se àquela que a pessoa oferece sem uma meta específica, simplesmente recitando continuamente o daimoku sem um fim concreto urgente em mente. ‘Resposta perceptível’ designa a realização imediatamente visível das orações de uma pessoa. ‘Resposta imperceptível’ é o benefício que pode não se tornar manifesto imediatamente, mas se evidencia ao longo do tempo, como por exemplo a purificação gradual da vida da pessoa.
Embora existam quatro combinações e respostas possíveis, Nitiren Daishonin enfatiza que o importante é simplesmente manter uma forte fé no Gohonzon. Aquele que assim o fizer, ele afirma, concretizará clarametne todos os seus desejos tanto na existência presente como na futura.

2 comentários:

Anônimo disse...

que boa a ideia do blog.
não entendi por tiraram o site do sandro do ar.Eu não posso acreditar que numa religião onde prega que as pessoas devem desenvolver o seu máximo potencial ,proibam um site dessa qualidade e bem cuidado,ma ajudava muito,sou imigrante na europa, e as vezes quero saber mais, não tenho acesso aos livrosa em portugues, so material da reunião.oro para que o site volte.

BELAS HISTORIAS BUDISTAS disse...

o site do sandro ja esta no ar novamente.
com outro endereço, esta na postagem de maio de 2009.
onde vc esta?
me mande sua comunidade, pois sempre tem alguem pedindo endereços.