"Quando sua determinação muda, tudo o mais começa a se mover

em direção ao seu desejo".

29 de jul. de 2008

A SUA REVOLUÇÃO HUMANA RESIDE ONDE VOCÊ ATUA.

As pessoas tendem a atribuir sua boa sorte ou infortúnio a algo ou alguém fora de si mesmo. De acordo com a filosofia de vida de Nitiren Daishonin, as causas fundamentais da boa sorte e dos infortúnios são encontradas dentro da própia vida da pessoa. Se alguém enfrenta todas as experiências com a determinação de aprender e crescer com elas, sua vida acumulará boa sorte e essa pessoa poderá tornar-se a mais feliz.

Mas se guarda a ira ou o ódio para com todos a sua volta, isso produzirá a infelicidade e miséria em sua própria vida.

É um fato da vida que mudanças e determinações invisíveis nas profundezas da vida de uma pessoa sempre produziram efeitos visíveis.

O presidente Ikeda afirma: A verdadeira religião jamais se distancia ou se isola da sociedade, e muito menos prega belas teorias de fantasia que divergem da realidade; ao contrário, ela se dispõe a se enraizar profundamente no mundo real.

O budismo de Nitiren Daishonin é verdadeiramente a grandiosa lei para se viver e sobreviver em meio à rigorosa realidade. Por esta razão, vivemos construindo uma história de sólida prosperidade e de concretas comprovações, como resultado da corajosa ação embasada no princípio de que a prática da fé é a própria vida diária, sempre com a disposição de viver “em meio ao ser humano”, “em meio à vida diária”, em meio à sociedade”, “em meio ao povo”. Aí encontra-se o ponto fundamental do budismo de Nitirem Daishonin e também a essência e o florescimento da nossa prática da fé.

A revolução humana que tanto falamos não é esperarmos a mudança de outra pessoa. É antes de mais nada, uma luta para a transformação de si mesmo. Através da realização progressiva da revolução humana com base na prática da fé é que conseguimos pela primeira vez causar a mesma mudança nas pessoas. Se você transformar a si mesmo, o seu ambiente e as pessoas de sua vizinhança também transformarão. Mesmo falando em revolução humana é necessário enfrentar e vencer severas adversidades para poder abrir o pesado portal da vida e daí fazer fluir a energia vital.

Todo o ambiente ou circunstância em que vivemos é o local da realização de nossa revolução humana. Tomar consciência desse ponto é fundamental. De nada adianta fugir da realidade em que vive e busca esperanças em algum lugar distante de si mesmo. A revolução humana significa estabelecer uma visão de vida e realizar um acabamento perfeito de si mesmo. Todos nós possuímos uma certa visão da vida ou da sociedade. Em outras palavras, é realizar uma mudança na maneira de viver até então. De um pequeno ou razoável objetivo de vida para um grandioso e sublime objetivo, ou seja, o estabelecimento da visão perfeita e inabalável da vida.

Nenhum comentário: