"Quando sua determinação muda, tudo o mais começa a se mover

em direção ao seu desejo".

23 de mai de 2011

Sutra Mérito Universal

Sutra Mérito Universal (Fuguen)*
 
Edição 488 - Publicado em 01/Abril/2009 - Página 23

Cinco pontos importantes


Ponto 1, com relação ao Sutra Mérito Universal


O título completo deste sutra é Sutra Sobre Como Praticar a Meditação do Bodhisattva Mérito Universal, Conforme Dito pelo Buda.
O Registro dos Ensinos Orais afirma: O Sutra de Lótus representa a essência da doutrina como visto na possessão mútua dos Dez Mundos e na possessão dos três mil mundos. Dessa forma, podemos dizer que todos os mundos e os Dez Mundos são “mérito universal”. Nenhum elemento do mundo do Darma está ausente, portanto, é um “mérito universal”.
Os Dez Mundos de myoho, ou Lei Mística, e os Dez Mundos de rengue, ou flor de lótus, representam os dois fenômenos do ser e do ambiente, respectivamente. O Sutra Mérito Universal conclui que esses fenômenos nada mais são que o Sutra de Lótus. Por isso, é considerado um sutra que conclui o Sutra de Lótus. Sendo este o caso, podemos deduzir que os Dez Mundos são todos eles Myoho-rengue-kyo, combinando o estado de Buda e os nove mundos.

Ponto 2, com relação à passagem: “Como, sem eliminar os desejos mundanos ou separá-los dos cinco desejos, pode-se purificar os sentidos e extirpar os pecados?”


O Registro dos Ensinos Orais afirma: Essa passagem declara que os desejos mundanos são iluminação, e que os sofrimentos do nascimento e da morte são nirvana.
Para os adeptos do Sutra de Lótus, avareza é avareza e permanece como tal; ira é ira e permanece como tal; estupidez é estupidez e permanece como tal. E ainda assim, eles conduzem à prática da Lei do Bodhisattva Mérito Universal. Devem compreender isso claramente.

Ponto 3, com relação aos seis tipos de contemplação. Manter em mente o Buda, manter em mente a Lei, manter em mente a Ordem, manter em mente os preceitos, manter em mente os oferecimentos, manter em mente os seres celestiais.


O Registro dos Ensinos Orais afirma: Manter em mente o Buda significa contemplar o guia e o mestre que afirma: “Eu sou a única pessoa / que pode salvar e proteger os outros” (3º capítulo, do Sutra de Lótus, “Parábolas”).
Manter em mente a Lei significa contemplar os cinco caracteres do Daimoku na era posterior à morte do Buda.
Manter em mente a Ordem significa contemplar os praticantes, que são mortais comuns nos Últimos Dias da Lei.
Manter em mente os preceitos significa contemplar a passagem do Sutra de Lótus, que afirma: “Isso é o que eu chamo observar os preceitos” (11º capítulo, “Surgimento da Torre de Tesouro”).
Manter em mente os oferecimentos significa contemplar o fato de que uma pessoa deve oferecer Daimoku a todos os seres vivos.
Manter em mente os seres celestiais significa contemplar o fato de que, como afirma o Sutra de Lótus, “os seres celestiais, em prol da Lei, dia e noite protegerão [os devotos]” (14º capítulo, “Práticas Pacíficas”).
Essas seis práticas descritas acima precisam ser conduzidas pelos devotos do Sutra de Lótus nesta era dos Últimos Dias da Lei. Devem refletir sobre isso.

Ponto 4, com relação à passagem: “Todo o mar dos impedimentos cármicos / nasce de pensamentos ilusórios. / Se deseja se arrepender, sente-se ereto e pondere sobre o verdadeiro aspecto. / Então, as inúmeras ofensas, como o gelo ou orvalho, / serão extintas pelo sol da sabedoria”.


O Registro dos Ensinos Orais afirma: As “inúmeras ofensas” são os impedimentos cármicos dos seis órgãos dos sentidos, e estes são como o gelo ou o orvalho. Assim, embora elas existam, podem ser extintas pelo sol da sabedoria. O “sol da sabedoria” é o Nam-myoho-rengue-kyo propagado por Nitiren nestes Últimos Dias da Lei.
As palavras “sol da sabedoria” referem-se tanto ao Buda como à Lei. O Buda Sakyamuni é referido no Sutra de Lótus como o “sol da sabedoria, grande sábio e venerável”
(2º capítulo, “Meios”). E o Sutra de Lótus explica que “assim como o Sol, pode banir as trevas, este sutra também é capaz de eliminar a escuridão de tudo o que não é bom” (23º capítulo, “Os Feitos do Bodhisattva Rei dos Remédios”). Referindo-se ao guia e ao mestre dos Últimos Dias da Lei, ele também afirma que, “como a luz do Sol e da Lua / pode banir a escuridão e as trevas, / também essa pessoa, à medida que passa pelo mundo, / pode extirpar a escuridão dos seres vivos” (21º capítulo, “Os Poderes Místicos do Buda”).

Ponto 5, com relação à passagem: “O terceiro ato de arrependimento é usar a correta Lei para pôr ordem no país e não desencaminhar as pessoas com visões errôneas”.


O Registro dos Ensinos Orais afirma: A “correta Lei” nos Últimos Dias da Lei é o Nam-myoho-rengue-kyo. Esses cinco caracteres são a Lei secreta que não ilude nenhum ser vivo. Se todos sob o céu se juntarem para crer nela, então este país será pacífico e tranquilo. Assim, [o oitavo volume de] Profundo Significado afirma: “Se uma pessoa confia nesta Lei, então todos sob o céu estarão em paz”. As palavras “esta Lei” referem-se ao Sutra de Lótus. Não pode haver dúvida de que, se uma pessoa acredita no Sutra de Lótus, todos sob o céu estarão em paz e segurança.
Isto conclui os 231 pontos importantes.




* N.T.: Nikko Shonin compilou algumas explicações sobre o Sutra dos Infinitos Significados e o Sutra Mérito Universal, considerados como prólogo e conclusão do Sutra de Lótus. Por essa razão, esses sutras também constam no Registro dos Ensinos Orais.

Um comentário:

Anônimo disse...

What is the best android tablet on the market right now?
Definately the Motorola XOOM by far my current favorite. I need help deciding. I be familiar with apple's ipad is the sovereign of tablets however android has alot more flexibility with how much you can diminish your panel to how you indigence it. But I am having a hard time deciding, I am penchant toward the Samsung Galaxy perfect now. My primary thing I am concened take is that the plaquette necessity accept a demeanour facing camera with the faculty to chat w/Skype. http://www.meebing.com/ainol-novo-7-basic-android-3-2-tablet-pc-capacitive-dual-camera.html

Definately the Motorola XOOM by means of far my current favorite, saving up to communicate with treasury straight away occasionally and have been doing a ton of enquire, i dont like the ipad because it doesnt experience an operating organization and im tried of having to suborn apps to run anything. The xoom is moving cold-blooded purposefulness be great in the service of skype and runs the android 3.0 honeycomb contrasting some of the other devices that silent put 2.2. complete and an eye to the payment its gotta be the xoom,
attaching a review i just googled so you can look at more details cause im lazy and dont wanna type them all out... http://www.meebing.com/

Really appreciate the answers so far guys thanks!