"Quando sua determinação muda, tudo o mais começa a se mover

em direção ao seu desejo".

23 de mai. de 2011

> O PODER DAS PALAVRAS EM DEZ LIÇÕES

* Nenhum acaso, nenhum destino, nenhuma sina / pode enredar ou impedir ou controlar / a firme resolução de um espírito determinado (N. da T).


> O PODER DAS PALAVRAS EM DEZ LIÇÕES

>  

> A comunicação dirige nossos pensamentos e molda
> nossas ações e, de alguma forma, ela nos ajuda a
> criar a nossa realidade, evidenciando nossos pontos
> fortes ou potencializando nossas limitações. A
> habilidade de usar a comunicação verbal (oral ou
> escrita) com precisão é essencial para facilitar o
> relacionamento entre as pessoas.

>  

> 1.CUIDADO COM A PALAVRA NÃO. A Frase que contém NÃO,
> para ser compreendida, traz à mente o que está junto
> com ela. O NÃO existe apenas na linguagem e não na
> experiência. Por exemplo: pense em  NÃO"... Não vem
> nada à mente. Agora, vou lhe pedir não pense na cor
> vermelha... Eu pedi para você NÃO pensar na cor
> vermelha e você provavelmente pensou. Procure falar
> somente o que quer e não o que não quer.

>  

> 2.CUIDADO COM A PALAVRA MAS, QUE NEGA TUDO QUE VEM
> ANTES. Por exemplo: "O Pedro é um rapaz inteligente,
> esforçado, MAS...". Substitua o MAS por E, quando
> indicado.

>  

> 3.CUIDADO COM A PALAVRA TENTAR, QUE PRESSUPÕE A
> POSSIBILIDADE DE FALHA. Por exemplo: "Vou tentar
> encontrar com você amanhã às 8 horas". Em outras
> palavras: Tenho grande chance de não ir, pois vou
> "tentar". Evite TENTAR, FAÇA.

>  

> 4.CUIDADO COM NÃO POSSO OU NÃO CONSIGO, que dão
> idéia de incapacidade pessoal. Use NÃO QUERO, NÃO
> PODIA ou NÃO CONSEGUIA, que pressupõe que vai
> conseguir, que vai poder.

>  

> 5.CUIDADO COM AS PALAVRAS DEVO, TENHO QUE OU
> PRECISO, que pressupõem que algo externo controla a
> sua vida. Em vez delas use QUERO, DECIDO, VOU.

>  

> 6.FALE DOS PROBLEMAS OU DAS DESCRIÇÕES NEGATIVAS DE
> SI MESMO, UTILIZANDO O VERBO NO PASSADO. Isto libera
> o presente. Por exemplo, "Eu tinha dificuldade em
> fazer isto..."

> 7.FALE DAS MUDANÇAS DESEJADAS PARA O FUTURO
> UTILIZANDO O TEMPO PRESENTE DO VERBO. Por exemplo:
> em vez de dizer "Vou conseguir", diga "Estou
> conseguindo".

>  

> 8.SUBSTITUA O SE POR QUANDO. Por exemplo: em vez de
> falar "Se eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar",
> fale "Quando eu conseguir ganhar dinheiro vou
> viajar".

>  

> 9.SUBSTITUA ESPERO POR SEI. Por exemplo: em vez de
> falar "Eu espero aprender isso", diga "Eu sei que
> vou aprender isso". ESPERAR suscita dúvidas e
> enfraquece a linguagem.

>  

> 10.SUBSTITUA O CONDICIONAL PELO PRESENTE. Por
> exemplo: Ao invés de dizer "Eu gostaria de agradecer
> à presença de vocês", diga "Eu AGRADEÇO a presença
> de vocês". O verbo no presente fica mais forte e
> concreto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, gostei muito do blog e estou seguindo

JAQUELINELEDERMANN.BLOGSPOT.COM