"Quando sua determinação muda, tudo o mais começa a se mover

em direção ao seu desejo".

23 de mar. de 2011

UON GANJO

Edição 2083 - Publicado em 14/Maio/2011 - Página A6

O momento de atingir a iluminação é sempre AGORA

O que é?
Kuon significa remoto passado e ganjo, o início de tudo. Juntos, kuon ganjo significa o “tempo sem início”.
Kuon ganjo
Apesar de possuir a palavra “tempo” em sua tradução, este princípio não se refere a uma medida de tempo. O presidente Ikeda afirma: “Kuon ganjo é outro nome para a vida que não tem início nem fim. Não se refere à doutrina do tempo, mas sim à doutrina da vida” (Brasil Seikyo, edição nº 1.542, 5 de fevereiro de 2000, p. 4).
O Mestre continua
“A verdade que se encontra nas profundezas da vida, a verdade do Universo que atua incessantemente, é chamada kuon ganjo. [...] Nitiren Daishonin diz: ‘Kuon significa o que não foi criado nem adornado, mas que permanece em seu estado original’. O que ‘não foi criado’ significa inerentemente dotado e não indica um momento específico no tempo” (Ibidem).
Estado eterno
Kuon ganjo é o estado original da vida e é eterno. Este estado original é o estado de Buda inerente na vida de todos os seres.
Aqui e agora
Kuon ganjo não é um tempo remoto, nem de longa duração, pois não tem nada a ver com tempo. Kuon ganjo representa a eternidade que existe sempre no presente.
Kuon ganjo x lei geral de causa e efeito
Kuon ganjo é um conceito que transcende a ideia de “causas e efeitos acontecendo numa sequência no tempo” e dá meios para qualquer ser humano atingir o estado de Buda, imediatamente, no momento presente.
Cada dia é kuon ganjo
“Kuon significa Nam-myoho-rengue-kyo; significa Gohonzon. O exato instante em que oramos ao Gohonzon é kuon ganjo; é o tempo sem início. Para nós, cada dia é kuon ganjo. Podemos fazer a cada dia com que a vida suprema, pura e eterna de kuon ganjo se manifeste de todo nosso ser. Damos a cada dia uma nova partida de kuon ganjo, o ponto de partida da vida” (Ibidem, edição no 1.542, 5 de fevereiro de 2000, p. 4).
Não faça do passado seu objeto de devoção
Muitos tendem a viver apenas baseados no passado. Fazendo dele [passado] seu objeto de devoção, direcionam as orações somente para transformar as causas passadas e se esquecem do presente. Agindo como se dirigissem um carro pelo retrovisor. Em contraste, kuon ganjo desperta a pessoa para a importância do presente, como momento de transformação.
O presidente Toda disse:
“Todas as nossas ações estão totalmente contidas em nossa vida. É por isso que o Budismo é tão importante. (...) Não podemos escapar assim tão facilmente de nosso passado. ‘Por que sou pobre?’ ‘Por que nasci assim?’ ‘Por que meus negócios estão falindo apesar de eu trabalhar o máximo que posso?’ A resposta para todas essas perguntas encontra-se em nossas vidas passadas.
Apesar de as causas encontrarem-se em existências passadas, o Budismo Nitiren ensina como romper esses obstáculos” (Brasil Seikyo, edição no 1.520, 21 de agosto de 1999, p. 3).
Ele continua:
“Ao observar nossa vida de um ponto de vista fisiológico, durante muitos anos cada célula de nosso corpo é substituída, do centro do globo ocular até a medula dos ossos. Isso é reconhecido pela ciência médica. Com base nisso, vocês talvez argumentem que não podem se responsabilizar por uma dívida contraída cinco anos atrás. Mas, apesar de sermos absolvidos de nossas dívidas, o cobrador aparecerá sem falha. Da mesma forma, não temos outra escolha a não ser assumir a responsabilidade por nossos atos do passado” (Ibidem).
Ele conclui:
“Apesar de conseguirmos compreender isso de um ponto de vista lógico, quando estamos diante de um problema real ficamos perdidos. Em relação a isso, Nitiren Daishonin diz que aqueles que oram ao Gohonzon, embora sejam pessoas de pouca virtude ou que cometeram grandes ofensas no passado, serão completamente absolvidos e receberão os mesmos efeitos como se tivessem feito muitas boas causas no passado” (Ibidem).
O momento presente é o que importa
O presidente Ikeda afirma: “Essa é a razão de o momento presente ser muito importante. Não devemos viver no passado; não há nenhuma necessidade disso. Aqueles que se empenham totalmente no momento presente e têm uma grande e ardente esperança no futuro são as pessoas verdadeiramente sábias na arte de viver” (Ibidem, edição no 1.542, 5 de fevereiro de 2000, p. 4).
O Buda de kuon ganjo
Nitiren Daishonin é conhecido como Buda original porque sua iluminação se baseia nesse estado original. Esse estado se refere diretamente à Lei Mística, a origem da iluminação de todos os Budas. Por revelar esta Lei, ele é o Buda de kuon ganjo.
O que significa Buda de kuon ganjo?
“O Buda do tempo sem início, ou kuon ganjo, o buda que existe eternamente sem início ou fim é a própria vida do universo. É o constante e incessante trabalho de conduzir todas as pessoas à iluminação, sem um instante de pausa. De fato, esse buda eterno e nós próprios somos um só. Isso significa que nós próprios viemos trabalhando para conduzir as pessoas à felicidade e empenhando-nos pelo Kossen-rufu desde o remoto passado, e não somente nesta existência.” (Ibidem, edição no 1.491, 16 de janeiro de 1999, p. 3).
A mensagem principal
A mensagem extraída deste princípio é: o momento de atingir a iluminação é sempre agora, neste exato instante.
Como atingir a iluminação agora?
O presidente Ikeda responde: “Quando nos levantamos com seriedade e lutamos pela ampla propagação da eterna Lei Mística, sentimos a eternidade do tempo sem começo a cada momento” (Ibidem, edição no 1.541, 29 de janeiro de 2000, p. 3). Ou seja, é realizar o Chakubuku.
Conclusão
O presidente Ikeda conclui: “Agora é kuon ganjo, o tempo sem começo. O ‘começo’ é exatamente agora. O passado já se foi. O futuro ainda não chegou. Tudo que existe é o momento presente. E o presente torna-se passado num instante. Se vocês disserem que algo existe, então existe; se disserem que não existe, não existe. É isso o que significa não substancialidade. Nesse estado de não substancialidade, a vida continua de momento a momento. Fora esse ‘momento’, a vida não tem nenhuma realidade. Sentimo-nos felizes num momento, mas no instante seguinte nos encontramos em aflição. Considerar esse momento da vida como o efeito direto de alguma causa que fizemos no passado significa pensar em termos do Verdadeiro Efeito. Significa pensar, em outras palavras, ‘Eu fiz tal coisa, portanto, aconteceu isso comigo’. Mas ter simplesmente essa perspectiva não fará surgir a esperança. O importante é considerar a própria vida no presente momento como a ‘causa’ para criar os efeitos futuros. Essa é a verdadeira causa que alcança as profundezas do ser. Não se trata de uma causa superficial. Verticalmente, nossa vida está arraigada na vida do tempo sem começo. Horizontalmente, ela é a Verdadeira Causa que permeia todo o mundo Dharma. Esse é o Nam-myoho-rengue-kyo, a grande vida eterna, a grande lei, que movimenta todo o universo e cria um constante desenvolvimento. Portanto, quando acreditamos que o Gohonzon é a incorporação dessa Lei, recitamos a Lei Mística e entramos em ação, experimentamos neste momento o tempo sem começo. E é então que brota essa força vital eternamente pura e ilimitada, que ‘não foi criada nem adornada, mas permanece em seu estado original’. Nós desfrutamos uma total liberdade tanto no passado como no futuro. O Budismo Nitiren é o ‘budismo da esperança’. Se nos esquecermos desse ponto, todos os nossos esforços serão em vão” (Ibidem, edição no 1.579, 11 de novembro de 2000, p. 3).
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